Uma Visita a Campos Sales e Salitre no Ceará, Brazil - Um tributo após 28 anos da queda do meteorito Campos Sales

FOTO DO LOCAL DA QUEDA DO METEORITO CAMPOS SALES, NA SERRINHA DO GERALDO NO MUNICÍPIO DE SALITRE, UMA REGIÃO DE DIFÍCIL ACESSO NO MEIO DO SERTÃO DO SUL DO ESTADO DO CEARÁ.

Aproximadamente a uma distância de 3 U.A. (450 milhões de quilômetros) do Sol reside um cinturão de asteroides, uma região cheia de rochas de tamanhos variados até 500 km de diâmetro médio localizada entre as órbitas dos planetas Marte e Júpiter. Nesta região um asteroide remanescente da formação do Sistema Solar começou sua jornada há 4,5 bilhões de anos quando foi acrecionado a partir do disco protoplanetário. Então, de acordo com datação de exposição cósmica por medição de isótopos cosmogênicos, esse asteroide passou por um grande evento de colisão com outros asteroides há 23 milhões de anos. Um dos fragmentos desse asteroide vagou pelo espaço interplanetário durante todo esse restante de tempo aproximando-se da órbita da Terra e sendo atraído pelo seu campo gravitacional.

CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DA ENTRADA DE UM METEOROIDE NA ATMOSFERA DA TERRA.

Em uma dança de órbitas o pequeno asteroide próximo da Terra torna-se um meteoroide, um potencial projétil de impacto. No dia 31 de janeiro de 1991 às 10 horas da noite o meteoroide entra na atmosfera terrestre se tornando um brilhante e assustador meteoro, um estonteante bólido que cruza os céus do sertão do Ceará no Brazil. Ele explode violentamente na troposfera a poucos metros da superfície caindo na região sertaneja do pequeno município de Salitre no Ceará numa região chamada de Serrinha do Geraldo. O fenômeno de queda do meteorito é testemunhado pelos moradores locais do município que vivem em um ambiente rural pacato e calmo onde criam cabras, gado, plantam fava e milho e criam abelhas. Eu realizei esta viagem até o local da queda do meteorito no dia 17 de setembro de 2019 onde permanecemos lá por uma semana. O meteorito foi classificado numa publicação da revista Meteoritics and Planetary Science de 1998 como um condrito ordinário grupo L5. 

O relato do Meteoritical Bulletin fala que cerca de 300 fragmentos do meteorito foram coletados na região totalizando uma massa de 23,68 quilogramas. A maior massa remanescente do meteorito, cujo nome oficial foi dado como Campos Sales, tem 3,5 quilogramas apresentando crosta de fusão fresca e intacta e apenas um corte em sua lateral, material que foi usado para classificá-lo. Tomei as coordenadas recomendadas no Meteoritical Bulletin e fiz a minha jornada até o local da queda no município de Salitre que faz divisa com o município de Campos Sales, o extremo sul do Estado do Ceará que faz fronteira com os Estados do Piauí e Pernambuco. Esta região é semiárida com condições extremas de um clima seco onde chove apenas 3 meses ao ano. A água na região é conseguida de açudes cuja água é bombeada para regiões distantes do sertão local, também há muitos poços subterrâneos na região cuja qualidade da água varia de salobra a doce de boa qualidade. 

Os municípios de Campos Sales e Salitre estão localizados a cerca de 700 quilômetros da cidade de Fortaleza, onde o caminho se faz pela rodovia BR 020 sentido município de Tauá. Ali vemos uma região banhada radiantemente pela luz solar, com uma vegetação nativa única da região do semiárido, a Caatinga, um bioma exuberantemente único, com vegetação de troncos finos e retorcidos, folhas ressequidas e espinhos e muitos cactus altos e com seus padrões fractais. O solo pedregoso raso litólito é característico da região. Mas também há regiões onde o solo é fértil e o povo local vive em sítios e fazendas onde criam animais e plantam grãos nativos, uma região que produz mel de alta qualidade devido à versatilidade da flor do sertão. A região que divide os municípios Campos Sales e Salitre é também uma estrada carroçal que tem início em uma entrada na estrada principal ao sul de Campos Sales começando no Sítio Caldeirão. Fomos pelo caminho do Sítio Caldeirão seguindo a estrada carroçal de acesso relativamente complicado. Qualquer veículo não passa facilmente em certos trechos da estrada de terra. 

MAPA DO ESTADO DO CEARÁ, NO NORDESTE DO BRASIL. EM VERMELHO ESTÁ DESTACADO O MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES.


PLACA AO LONGO DA ESTRADA À 70 KM DA CIDADE DE CAMPOS SALES.

MAPA DA REGIÃO LIMÍTROFE DOS MUNICÍPIOS DE CAMPOS SALES E SALITRE AO SUL DE CAMPOS SALES, EM VERMELHO ESTÁ A ROTA SEGUIDA POR NÓS ATÉ O LOCAL DA QUEDA DO METEORITO MARCADO PELO PONTO VERMELHO "P". ESSE PONTO REPRESENTA AS COORDENADAS RECOMENDADAS PELA METEORITICAL BULLETIN, O LOCAL É CHAMADO DE POÇO REDONDO NA SERRINHA DO GERALDO. A SETA AZUL INDICA A DIREÇÃO E SENTIDO DO BÓLIDO.

ENTRADA DO SÍTIO CALDEIRÃO À CERCA DE 16 KM DA SERRINHA DO GERALDO ATRAVÉS DA ESTRADA DE TERRA.

UMA DAS TRILHAS PERPENDICULARES À ESTRADA DE TERRA QUE LEVA ATÉ A SERRINHA DO GERALDO.

Logo ao entrarmos no Sítio Caldeirão conhecemos a pessoa mais popular da comunidade local, o senhor Humberto de 52 anos de idade que foi uma das principais testemunhas oculares do bólido de 1991. Ele relata que estava em casa com sua namorada por volta das 9 horas da noite e ouviu um barulho absolutamente assustador, muito forte. Ele diz que nunca havia escutado algo tão arrebatador em sua vida. Ele viu como que um clarão e ouviu uma grande explosão no céu. Os moradores do vilarejo se esconderam com medo, muitos acreditavam que o mundo estava acabando e a maioria ficou aterrorizada com o evento.  Ele também relata que o gado ficou com tanto medo que romperam as cercas de arame farpado e madeira fugindo do pasto. Um evento cósmico raríssimo dessa magnitude realmente vem a abalar o povo sertanejo que está acostumado a noites tranquilas e serenas sem muitas novidades no céu e nem na terra. Humberto relatou que moradores do vilarejo adjacente a Sul da Serrinha do Geraldo coletaram muitos fragmentos. Um dos moradores da cidadezinha rural adjacente coletou a maioria dos fragmentos e levou aos professores da Universidade Federal do Ceará que chegaram ao local da queda quinze dias depois do avistamento do bólido. 

NA FOTO À DIREITA ESTÁ EU AO LADO DO SENHOR HUMBERTO, UMA DAS PRINCIPAIS TESTEMUNHAS DO BÓLIDO DO METEORITO CAMPOS SALES.



ASSISTA AO VÍDEO DO RELATO DA QUEDA DO METEORITO DE CAMPOS SALES PELA TESTEMUNHA OCULAR, O SENHOR HUMBERTO, QUE OUVIU O BOOM SÔNICO DO BÓLIDO. ELE RELATA NA ÉPOCA ESTAR COM SUA NAMORADA EM 1991 QUANDO OUVIU O ESTRONDO, ELE CONTA QUE O GADO FUGIU DOS CERCADOS DE MEDO.


O meteoro rasgou o céu noturno do sertão de Campos Sales e Salitre e caiu numa região de rochas máficas batendo em uma encosta de afloramentos rochosos onde ele se fragmentou antes no ar e os pedaços individuais maiores bateram com tanta força na rocha que deslocaram fragmentos da mesma e os meteoritos se espalharam desfiladeiro abaixo. O local exato da queda foi numa região dentro da assustadora mata da Caatinga com seus espinhos e troncos retorcidos em uma encosta íngrime cheia de seixos e blocos rolados da serra. O local é conhecido como Poço Redondo na Serrinha do Geraldo onde chegamos através de uma trilha de terra que sobe a serrinha por uma pequena trilha de difícil acesso. Lá encontrei o ponto zero da queda do bólido. A face do afloramento rochoso estava quebrada como um pequeno espelho de falha geológica. O cunhado de Humberto, o nosso guia até o local da queda, confirmou o relato de que o meteorito bateu na face da rocha no topo da serrinha se espalhando desfiladeiro abaixo. Há 300 metros dali existe o pequeno vilarejo de Salitre onde um dos moradores locais coletou os fragmentos do meteorito. 

O PONTO ZERO DO IMPACTO DO METEORITO, O LOCAL DE DIFÍCIL ACESSO É CONHECIDO COMO POÇO REDONDO, NA SERRINHA DO GERALDO. UMA ENCOSTA DE ROCHAS MÁFICAS, NO TOPO DO BLOCO DE ROCHA ESTÁ HUMBERTO. À DIREITA DE HUMBERTO ACIMA DA ENCOSTA ESTÁ O AFLORAMENTO ROCHOSO QUE FOI IMPACTADO PELO METEORITO. OS FRAGMENTOS CAÍRAM AO LONGO DESSE DECLIVE.

O LOCAL DA QUEDA EM POÇO REDONDO, O GROUND ZERO DO BÓLIDO. A ROCHA ACIMA DA ENCOSTA À FRENTE DAS TRÊS PALMEIRAS FOI ONDE OS FRAGMENTOS MAIORES BATERAM E RICOCHETEARAM PARA BAIXO DO DECLIVE.

Fizemos uma prospecção no local, tudo estava coberto de vegetação espinhosa, muitas camadas de solo e blocos de rocha máfica rolados da encosta. Não encontramos nenhum fragmento de meteorito. De fato a idade terrestre desse meteorito agora é de 28 anos e nesse meio tempo pouco restou da queda original. A maioria senão quase todos os fragmentos do bólido, aqui considerado pequeno se pensarmos na magnitude da queda do meteorito de Chelyabinsk, foram coletados na época. O maior individual remanescente do meteorito Campos Sales tem 3,5 quilogramas e está sob meus cuidados atualmente. Apesar do meteorito se chamar Campos Sales o local de queda foi no município de Salitre adjacente a Campos Sales. A estrada que leva do Sítio Caldeirão até a Serrinha do Geraldo é a divisa dos municípios. 

O MAIOR INDIVIDUAL DA QUEDA DO METEORITO CAMPOS SALES COM 3,5 KG. O ÚLTIMO GRANDE, E O MAIOR, DA QUEDA TESTEMUNHADA DESSE METEORITO.

O meteorito Campos Sales representa a segunda queda testemunhada no Ceará, sendo a primeira queda a do meteoro de Parambu no município de mesmo nome no sudoeste do Ceará. Sem dúvida é um raro evento a queda de um meteoro e numa região como o Sertão do Ceará seria muito interessante existir um monitoramento de quedas de meteoros numa região propensa a conservar os meteoritos do intemperismo químico devido ao clima semiárido. Embora na classificação formal da Meteorítica o meteorito Campos Sales seja um condrito ordinário, um meteorito comum na visão dos pesquisadores e negociadores do mercado de meteoritos, a minha visão sobre esse meteorito é especial porque ele representa uma rara queda num estado do Brasil onde existem apenas quatro meteoritos catalogados oficialmente e apenas duas quedas testemunhadas desses quatro oficiais. 

O Campos Sales foi o meteorito que estudei em minha graduação e mestrado em Geologia e para mim tem um valor inestimável sentimental e científico, ele foi o primeiro contato real com um meteorito após 10 anos de minha paixão pela meteorítica quando ainda estava na época do colégio sonhando com os meteoritos e descobrindo esse maravilhoso mundo das rochas extraterrestres através de minhas pesquisas particulares na internet, o que me levou a escolher o curso de Bacharelado em Geologia. O meteorito de Campos Sales é raro porque representa um fragmento de asteroide de 4,5 bilhões de anos que caiu no Sertão do Ceará no município de Salitre e esta mesma rocha espacial poderia ter caído em qualquer outro lugar em qualquer outro ponto no tempo, mas foi aqui no Ceará que ele caiu e nos deu essa história fascinante do encontro entre o povo sertanejo e um evento de queda de meteorito.

Comentários